Pesquisas Individuais
As atividades do projeto Pesquisas Individuais são internas, focando na troca de experiência entre membres do PET acerca dos trabalhos e metodologias utilizadas nas pesquisas.
Durante o processo de desenvolvimento de nossas pesquisas, muitas dificuldades e dúvidas nos aparacem. As dúvidas surgidas e trabalhadas junto aos orientadores e no campo, podem servir como um excelente meio de troca de informações entre membres do Programa de Educação Tutorial.
São realizadas reuniões periódicas para que todes possam apresentar seus trabalhos, conclusões, problemas de pesquisa, duvidas, diálogos, em um tempo de cerca de uma hora, debatendo sobre possibilidades, ouvindo conselhos e dicas das colegas petianas/os.
Sobre as Pesquisas Individuais
Descrição e justificativa
Essa é uma atividade continuamente realizada pelo PET Ciências Sociais. Sua natureza é a de apresentação das pesquisas de cada integrante do grupo. Ela se pauta na necessidade dos/as alunos/as pela estruturação do trabalho de pesquisa no curso. Nesse sentido, esta é uma das atividades permanentes que mais têm dado resultado, posto que sua função é justamente a de dar subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa científica de cada integrante do PET Ciências Sociais. Apresentam-se seminários que versarão sobre os interesses, temas ou fases em que se encontram as pesquisas individuais dos/as integrantes do PET.
Objetivos
Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior. O objetivo é o de estimular a colaboração acadêmica e o amadurecimento da análise de dados, contribuir com o processo de construção e finalização de monografias de qualidade e auxiliar os/as estudantes do grupo no fortalecimento das suas trajetórias intelectuais.
Metodologia
Os/as estudantes fazem apresentações dos seus temas de interesse, levantamento ou estado da arte do assunto que pesquisam, esboço ou projeto de monografia e temas discutidos em suas monografias. Os/as alunos/as compartilham, previamente, com os/as colegas e tutora, o texto monográfico em seu atual estágio que irão apresentar para, depois, o autor/a ouvir as colaborações de seus/suas colegas em relação ao seu texto.
Resultados
Qualificação das pesquisas acadêmicas e das monografias de conclusão do curso de Ciências Sociais, além de aguçar a capacidade crítica de avaliação dos/as outros/as petianos/as envolvidos/as. Pretende-se, também, contribuir para que o período de produção da monografia seja um momento de desenvolvimento de gosto pela pesquisa e de preparação para a continuidade na vida acadêmica através do ingresso em programas de pós-graduação.
Avaliação
A avaliação é a qualidade do debate que, por sua vez, deve refletir nas monografias. De modo que a avaliação da atividade só será feita enquanto as defesas forem acontecendo, o reflexo das atividades de pesquisa promovidas pelo PET deve ser sentida na produção de cada monografia. São, portanto, dois tipos de avaliação, uma em que a atividade coletiva é avaliada e outra, na qual as atividades de cada estudante devem aparecer nos trabalhos individuais.